Manual da 3ª Classe de Educação Manual e Plástica

Manual da 3ª Classe de Educação Manual e Plástica

As artes plásticas, assim como as outras manifestações artísticas, têm como finalidade, quando são postas ao serviço do desenvolvimento harmonioso e multilateral do ser humano, um grande valor terapêutico. Através delas, para além de aprenderem a conhecer os materiais que vão ser utilizados, manusearem as cores e suas combinações harmoniosas, os alunos descobrem texturas, criam desenhos e adequam outras experiências que contribuem para a formação da personalidade, melhoria dos processos perceptivos, emocionais e volitivos da criança e para libertar tensões e adequar o carácter.

A Educação Manual e Plástica é uma disciplina que tem como finalidade criar condições que permitam criações livres e espontâneas e quase descargas emocionais. Para desempenhar o seu papel educativo, não dispensa a existência de critérios e espaços para a reflexão, porque só assim se conseguirá alcançar o seu grande objectivo, o de contribuir para o desabrochar da riqueza humana. Para que isto aconteça, é necessário que o/a aluno/a tenha a possibilidade de exprimir as suas vivências, o que sente, o que vê, o de comunicar praticamente de modo a descobrir-se a si próprio/a.

É importante realçar que a distribuição feita no programa dos seus conteúdos ou áreas de trabalho não deve limitar de modo algum a criatividade e imaginação do/a professor/a, na busca do sentido estético da arte ao familiarizá-lo com as obras valiosas do nosso património cultural e da cultura universal.

A tarefa de educar as novas gerações é um compromisso sério com a sociedade, onde todo o empenho às vezes tem sido insuficiente na reconstrução do nosso país. É nesta óptica que este livro não deve ser visto como solução única para questões que estão expostas no programa, mas sim uma via ou caminho para chegar aos objectivos programados. Com isto queremos sugerir ao/à aluno/a que poderá também apoiar-se em outras bibliografias que estejam ao seu alcance e que seja útil aos temas apresentados. Pretendemos que este livro constitua um elemento de consulta que vai permitir atingir eficazmente os conteúdos programáticos para as propostas de actividades que vão surgindo no decorrer do ano lectivo.

Qualquer contribuição com opiniões, pontos de vista ou observações sobre as nossas sugestões e reflexões é preciosa e por elas ficaremos gratos.

Êxitos nos estudos!

Educação Manual e Plástica

  • Educação Manual e Plástica 3ª Classe

  • Manuel Afonso
    José Amândio F.Gomes
    João Adão Manuel

  • José Gomes
    Augusto Ferreira
    Bernardo Simão

  • Flora Olga Mawangu Mona Paim
    Josefina Manzaila Emmanuel
    Teresa Cristóvão João
  • Juques de Oliveira
  • Progresso Editora
  • GestGráfica, S.A

  • 2018 / 1.ª Edição / 900.000 Ex.
  • Registado na Biblioteca Nacional de Angola sob o n.º 4290/07
  • Descarregar livro
  • Ler livro online